terça-feira, 23 de abril de 2013

Barcelona é atropelado.
Passagem de bastão à vista?


Na foto, um dos motivos para apostar no futuro do Bayern

Pela primeira vez em alguns anos, o Barcelona entrou em um confronto de mata-mata sem ser o favorito. O Bayern vinha com moral e era apontado como provável vencedor pela maioria das pessoas com as quais eu conversei, além dos comentaristas esportivos.

Mas nem os alemães mais fanáticos poderiam imaginar um placar de 4x0 logo no primeiro confronto, na Allianz Arena. Dois gols de Thomas Müller, um de Mario Gomez e outro, um golaço, de Robben. O time espanhol viu um Messi apagado e visivelmente lesionado, jogando no sacrifício. E aí, sem o argentino, o Barcelona se torna um time forte, mas terrestre, vencível.

Reclamações a parte - coisa que o Barcelona adora quando perde - resultado justíssimo e vaga do Bayern garantida na final. Mesmo com possível falta em lance de gol ou impedimento, nada explica a goleada alemã, um verdadeiro atropelamento. Sem Messi e com um Xavi ainda genial, mas já em final de carreira, o time passa a ser mortal. Nem a tradicional pressão na marcação e a conhecida posse de bola resolveram.

A derrota - e principalmente a forma como aconteceu - coloca em xeque a supremacia do Barcelona no futebol europeu.  A equipe catalã chegou a semi-final já com um aparente declínio técnico. Tanto no Espanhol quanto na Champions já não apareciam os costumeiros shows, as goleadas impiedosas.

E, ao mesmo tempo, surge o Bayern. Campeão antecipado na Alemanha e já finalista da Champions.Além de ter um time fortíssimo, consistente, marcador e cheio de ótimos jogadores - vide Ribery e Robben - a projeção de futuro é entusiasmante. Principalmente pela chegada do técnico Pep Guardiola no meio do ano. Junto com ele, uma injeção de milhões de dólares para contratações.

O primeiro reforço já foi anunciado. O meia alemão Gotze, destaque do rival Borussia Dortmund, chega a equipe dos bávaros para a próxima temporada. A lista de pedidos de Guardiola - que tem até Neymar - deve ser grande e reforçar ainda mais o já potente time do Bayern.

Estamos vendo uma passagem de bastão, do Barça para o Bayern? Podemos ver uma nova hegemonia nascer no Velho Continente? Não acho nenhum absurdo imaginar isso.

Nenhum comentário: