quarta-feira, 28 de julho de 2010

Carta de um são-paulino aos jogadores


Reproduzo aqui uma carta de um são-paulino, na torcida pelo tricolor chegar à final da Libertadores.

"Jogadores do São Paulo Futebol Clube,

Queria eu ter a chance de entrar no vestiário do Beira-Rio e falar com vocês. Mas não tenho essa honra. Por isso, escrevo essa humilde carta, passando a força dos tricolores para vocês!

Semi-final de Libertadores. Vocês têm noção da dimensão disso? A Libertadores é, simplesmente, o sonho dos torcedores do São Paulo. É uma força que vem de fora para dentro, da torcida para o campo. É diferente, é maior, é mágico. São Paulo combina com Libertadores e Libertadores combina com São Paulo.

Vocês lembram do Edcarlos? Isso, o zagueiro. Vocês sabem onde ele está? Nem eu! Ele é craque? Jamais. Bom jogador? nem isso. Mas entrou para a história desse clube, o maior do Brasil, porque ganhou a Libertadores e o Mundial. Ele não serve para engraxar a chuteira do Miranda e do Alex Silva. Mas está na história do São Paulo Futebol Clube.

E é isso que vocês têm que entender. A Libertadores está acima de tudo para os são-paulinos. Significa a retomada de bons tempos para os mais velhos, a chegada da glória novamente para os mais novos. Muitos, como eu, não viram perfeitamente como foi 92/93, mas se emocionaram ao ver 2005. É algo fora do comum, um sonho realizado!

Decisão contra o Inter. Vocês sabem que perdemos a final da mesma Libertadores para eles em 2006? Lembram que um narradorzinho gaúcho disse que o Inter pisou na camisa do São Paulo? Rasgou, humilhou o campeão do mundo... Isso significa muito para os torcedores. Aquele time de vermelho está engasgado na garganta dos tricolores. É hora da revanche!

E nós não precisamos de nenhum milagre. Nós temos o melhor time do Brasil. Basta que queiram fazer história, estar nas páginas mais bonitas do maior clube do país.

Rogério Ceni, eu sei que para você eu não preciso falar nada. A nação tricolor confia em você e sabe que, em qualquer momento, você estará lá. Seja para defender, seja para atacar, seja para motivar. Você é nosso representante em campo! Lembre de 2006, da falha... hora da redenção!

Alex Silva, meu caro... pedimos apenas que você mantenha o que está fazendo. Está sensacional em sua volta ao Maior do Mundo. Vibração, raça e técnica, tudo aliado. Vibramos com você em cada desarme! Não alivie UMA para o Rafael Sóbis!

Xandão, você é muito bom. Chegou com desconfiança e pode ter certeza que hoje os 14 milhões de tricolores sabem das suas qualidades, tanto no desarme, nas saídas rápidas para o ataque... confie em seu potencial e vamos para cima deles!

Miranda, ou Mi-ran-da, para a nação tricolor. O melhor zagueiro que eu vi jogar no São Paulo. Tecnicamente é melhor que o Lugano, nosso ídolo. Extremamente técnico, uma muralha. Só falta vibrar com o Tricolor. Se jogar com raça, nossa defesa é intransponível.

Jean, sabemos que a ala não é a sua e que está quebrando um galho. Mas tem velocidade, marca muito bem, colabora com a defesa. Jogue sua vida nesses confrontos e será recompensado. Vibre como o Cicinho e já terá meio caminho percorrido.

Rodrigo Souto, nosso volante. Marque. Mas marque com gosto. Pegue D'Alessandro, pegue Giuliano, pegue Andrezinho. Pegue, rache, desarme, vibre. Comande as ações defensivas, pois você é muito bom!

Hernanes, nosso camisa 10. Dizer para você driblar (com a tradicional pedalada), chutar com os dois pés, armar, marcar... mas isso tudo você já sabe. Você é craque. Vibre como contra o Cruzeiro. Faça questão de estar na história do Tricolor, como camisa 10 da conquista do Tetra. Você é acima da média. Muito acima da média. Prove isso!

Marlos, enfim, nosso meia. Não podem te dar um palmo de chão, porque você dribla. Habilidade ao extremo, entrosamento com Fernandão e Dagoberto. Não sinta a pressão do jogo, mas sinta o quanto dependemos das suas jogadas para triunfar. Precisamos de você no jogo.Você é essencial ao nosso esquema.

Júnior César, o Usain Bolt tricolor. Contratamos um lateral que destruiu o Tricolor na Libertadores de 2008. Ele teve lampejos no São Paulo, mas ainda não é 'aquele' que trouxemos. Você pode mais. Infernize o lado direito dos gaúchos, vá pra cima, apóie... igual contra o Cruzeiro, quando você desequilibrou!

Dagoberto, vi você surgir no Patético-PR e dizia: 'esse é craque'. Quando veio pro Tricolor, dei pulos de alegria. Conquistou 3 brasileiros. Mas sabe de uma coisa? Você pode mais. Você pode nos dar uma Libertadores, com um drible, uma jogada individual, uma assistência... nós contamos com você mais do que nunca contra o Inter. Vá pra cima deles, entorte aqueles zagueiros caneludos e faça história. Você pode!

Fernandão, ah, Fernandão, como eu te xinguei. Tudo bem, você fez sua função. Mas é hora de nos recompensar. Queremos a Libertadores que você nos tomou em 2006. Sua qualidade é indiscutível. Sabe fazer gols, volta para armar... é um líder. Mostre para os demais o quanto um título desses pode mudar uma carreira, fale como estar na história de um clube faz com que o jogador esteja pra sempre na memória do torcedor.

Ricardo Gomes, quantas críticas. Muitos te criticaram, alguns até te demitiram. A tempestade passou e a Libertadores chegou. Agora não tem tática. Pouca importa o 3-5-2, o 4-4-2... mostre para os jogadores que eles estão a um passo da história. A Libertadores pode significar uma nova vida para todos. Nos dêem essa alegria. Passe a importância de estar 100% ligado e, principalmente, que 14 milhões de são-paulinos estarão jogando com vocês nesta quarta!

Aproveito e exalto o 'espírito' de Zetti, Ronaldão, Lugano, Mineiro, Raí, Danilo, Muller, Amoroso e, principalmente, do nosso mestre Telê Santana que, de onde estiver, estará guiando nossos guerreiros nesta batalha.

Como disse o nosso capitão, 'não importa o que aconteça, os de branco têm que entrar lá e atropelar os de vermelho'!

Eu e os outros 14 milhões confiam, acreditam e, acima de tudo, apóiam vocês!

'Minha Copa do Mundo é a Libertadores e meu coração tem três cores: vermelho, preto e branco'.

Vamos São Paulo, vamos ser campeão!"


Um comentário:

Bruno disse...

Boa a carta!

Só achei que o autor poderia ter sido mais "boa-praça" ao citar o Edcarlos. Embora eu também concorde que ele não é bom jogador (não é mesmo), não ficou legal "pegá-lo" como exemplo e quase que ridicularizá-lo.

Ah... e somos 18 milhões e 600 mil torcedores, aproximadamente, espalhados por todo o território nacional, segundo recente pesquisa do conceituadíssimo instituto DataFolha.