segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os novos manos do Mano


Mano Menezes fez sua primeira convocação para a Seleção brasileira. Muitas novidades, apenas quatro remanescentes da Copa do Mundo e algumas surpresas.

A maioria já era esperada. Casos de Ganso, Neymar, Hernanes e Pato. Outros não eram aguardados, como o lateral Rafael e o volante Jucilei.

Vamos à análise da lista dos convocados de Mano:

GOLEIROS
Victor (Grêmio)

Convocação previsível. Bom goleiro, que foi injustamente excluído da lista para a Copa. É seguro, relativamente novo e deve compor as convocações.

Jefferson (Botafogo)
Completa surpresa. Faz uma boa temporada, mas não tanto para chegar à Seleção. Aliás, o cruzeirense Fábio merecia uma oportunidade.

Renan (Avaí)
Goleiro novo, com personalidade. Faz um bom Brasileirão e é uma aposta para o futuro.

LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona – ESP)

Um dos poucos remanescentes da Copa. Ótimo lateral, com idade para chegar bem ao Mundial de 2014. Estaria presente em qualquer lista.

Rafael (Manchester United – ING)
Foi ainda adolescente para a Inglaterra e começa a ter suas primeiras chances no Manchester. Parece ser bom jogador, mas ainda está cru para a Seleção. Mas pode ser um dos jogadores das Olimpíadas de 2012.

Marcelo (Real Madrid – ESP)
Eterna promessa da lateral, ainda não se tornou o grande jogador que se espera. Começa esse novo ciclo com uma nova oportunidade. Talvez a última com a amarelinha.

André Santos (Fenerbahce – TUR)
Teve uma ótima temporada em 2009 comandado por Mano Menezes. É bom lateral, apóia muito bem o ataque e pode estar nos planos futuros.

ZAGUEIROS
Thiago Silva (Milan – ITA)

Excelente zagueiro, presente no Mundial de 2010, e que deve liderar a zaga nesta nova geração. Sem contestação alguma!

David Luiz (Benfica – POR)
Desejado pelo Real Madrid, o defensor tem sua primeira chance. Confesso que ainda não vi nenhuma partida, mas falam muito bem do jogador.

Réver (Atlético-MG)
Muito bom zagueiro, mas ainda sem atuar no clube mineiro. Tinha o nome cogitado por jogar no Brasil e dificilmente integrará as futuras listas.

Henrique (Racing Santander – ESP)
Foi muito bem como jogador do Palmeiras. Na Europa, não teve o mesmo sucesso. É bom, mas estranha por não estar atuando. Pode, se tiver sequência no futuro clube, estar nas próximas convocações.

VOLANTE
Lucas (Liverpool – ING)

Foi comandado pelo Mano no Grêmio e era figura quase certa na lista. Jovem, deve integrar a Seleção brasileira . Ainda mais porque temos poucos primeiros volantes de qualidade.

Sandro (Internacional)
Bom marcador, deve deixar o clube gaúcho após a Libertadores. É novo e pode fazer parte do projeto para as Olimpíadas de 2012.

Ramires (Benfica – POR)
Uma das poucas boas figuras na Copa de 2010. É um belíssimo jogador e pode ser inclusive titular. E com justiça!

Jucilei (Corinthians)
Estranho. O lógico seria uma chance para Elias, titular do time. Mas Jucilei é mais jovem e talvez isso tenha pesado na escolha. Prefiro pensar assim. De qualquer forma, é bom jogador, mas não ainda para a Seleção.

MEIAS
Hernanes (São Paulo)
Tá, ele não é meia. Mas é um jogador que pode ser aproveitado mais à frente, pela qualidade que tem. Era figurinha presente em 9 de cada 10 comentaristas, pois é um volante completo.

Paulo Henrique Ganso (Santos)
Esse sim um meia de verdade. E à moda antiga. Um camisa 10, como o Brasil precisa. Sempre achei um craque e jamais poderia ter ficado de fora da Copa de 2010. Enfim tem sua merecida chance e não deve sair mais.

Carlos Eduardo (Hoffeinhem – ALE)
Tá, ele não é meia. Pelo menos para mim não. Sempre jogou como atacante no Grêmio e foi recuado na Alemanha. Não vejo qualidade para chegar à Seleção. Muito menos como meia.

Ederson (Lyon – FRA)
Surgiu como promessa na França, mas não correspondeu a altura ao chegar ao Lyon. Segue como uma aposta. Mas longe de merecer uma chance. Ele é jogador do Carlos Leite? Acho e espero que não!

ATACANTES
Robinho (Santos)
Boa figura na Copa e presença garantida na Seleção. Porque sempre joga quando precisa. Aliás, é um dos poucos. Titular absoluto!

Diego Tardelli (Atlético-MG)
Artilheiro do Galo e sempre com boas atuações. Foi chamado por Dunga e merece novas oportunidades. Menos que apenas para brigar por uma vaga no banco.

Neymar (Santos)
Tenho minhas restrições, não acho o craque falam, mas foi uma justa lembrança. É novo e fará parte do projeto para 2014.

Alexandre Pato (Milan – ITA)
Sempre fui um grande admirador do Pato. Infelizmente não vingou na Seleção. Quem sabe não seja um bom recomeço, até porque é bastante jovem.

André (Santos)
É jovem, fez seus gols, foi negociado. Mas Seleção é demais para ele. É um jogador regular e que, ao meu ver, não deve estar entre os convocados.

Quem faltou?

No gol, eu levaria o Fábio, do Cruzeiro.

Acho que os zagueiros do São Paulo (Miranda e principalmente Alex Silva) deveriam estar na lista. Claro que não foram convocados por causa da Libertadores. Espero que estejam nas próximas listas.

Como volantes, eu mudaria bastante. Daria uma chance para Pierre (Palmeiras), Williams (Flamengo), Elias (Corinthians) e Arouca (Santos). Nas meias, acho que Diego (Juventus), Diego Souza (Atlético-MG) e o ótimo Wesley (Santos) poderiam estar presentes.

No ataque, temos o maior número de opções. Poderia chamar o Kléber (Palmeiras), Fred (Fluminense) e estaríamos muitíssimo bem servidos na frente.

Enfim, começo de trabalho... temos que ter paciência com as convocações de Mano e ver como o time irá se portar, com uma nova formação e uma nova filosofia.

Na educação, as entrevistas já melhoraram infinitamente. É um bom começo!

Nenhum comentário: