segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Muricy: uma nova Era no São Paulo

O início da década de 90 foi a época mais vencedora da história do São Paulo. Comandado pelo Mestre Telê Santana, o Tricolor foi campeão paulista, brasileiro, bicampeão da Libertadores e Mundial. Este vitorioso período ficou marcado como a Era Telê.

Naquela época, o atual técnico são-paulino, Muricy Ramalho (foto), era auxiliar de Telê. Aprendeu muito com o Mestre e assumiu o Tricolor, sem sucesso na época. Dez anos depois e muito mais experiente, Muricy voltou ao São Paulo. Após perder uma Libertadores, foi campeão brasileiro três vezes seguidas.

No comando do time paulista há três anos, Muricy teve o seu contrato com o Tricolor renovado até o fim de 2010. Ou seja, se completar o tempo previsto para permanecer no Morumbi, o treinador terá cinco anos seguidos à frente do São Paulo, fato recorde no clube após a sequência de Telê.

Mudando o foco da análise, é difícil encontrar qualquer outro time brasileiro que tenha permanecido com um mesmo treinador por mais de dois anos. Exceções, como Felipão no Grêmio e no Palmeiras, e Abel Braga no Inter, são cada vez mais raras.

A permanência do treinador durante longo período em um clube é característica de clubes europeus, principalmente ingleses. Alex Fergunson, por exemplo, está há quase 20 anos no Manchester United e Arsene Wenger também está há mais de uma década comandando o Arsenal.

A longa estadia de Muricy a frente do São Paulo pode ser o início de uma nova filosofia nos clubes brasileiros. Apoio irrestrito ao comandante da equipe, sem culpá-lo após a primeira sequência de maus resultados, fazendo valer seus contratos e acreditando na qualidade de seus trabalhos.



Nenhum comentário: