terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Análise: Vem aí o Paulistão 2009!

Começa amanhã o Campeonato Paulista, o torneio regional mais disputado do Brasil. A força do estadual vem dos quatro grandes: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, mas também do futebol do interior, sempre forte e com times que incomodam as equipes da capital.

O campeonato de 2009, em especial, promete ser um dos mais equilibrados dos últimos anos. Isso porque os quatro grandes se reforçaram e devem entrar com tudo no Paulistão. Alguns times de menor expressão, como o Guaratinguetá e o Santo André, podem ser pedra no sapato dos grandes.

O Corinthians, que conseguiu se reerguer em 2008, manteve a boa base formada no último ano e trouxe reforços importantes, entre eles o mais badalado da temporada: Ronaldo. Ainda fora de forma, o Fenômeno deve perder o início do torneio, mas será uma arma importante no decorrer do Paulistão.

Além de Ronaldo, o Timão se reforçou bem nas posições onde era mais carente: trouxe os atacantes Souza e Jorge Henrique, além do volante Túlio. Assim, o Corinthians deve finalmente voltar a lutar pelo título estadual.

O Palmeiras, atual campeão paulista, entra um pouco menos badalado no torneio. Após perder jogadores importantes, demorou para repor as peças, principalmente no ataque. Mas a chegada do jovem artilheiro Keirrison deve trazer muita qualidade a linha de frente do Verdão.

Outras jovens promessas, como Marquinhos, se juntam aos já experientes Marcos, Pierre e Diego Souza para buscar o bicampeonato do Paulistão. Mas a prioridade do Palmeiras é, com certeza, a Copa Libertadores.

O Santos teve um ano de 2008 abaixo das expectativas. Após correr o risco de rebaixamento, reforçou seu elenco com bons jogadores, como os meias Lúcio Flávio, Bolaños e Mádson, além do experiente lateral Léo. Deve chegar forte e ter o Paulistão como prioridade para o primeiro semestre.

Atual campeão brasileiro, o São Paulo foi o último a voltar para aos treinos para a temporada e não esconde de ninguém que o objetivo em 2009 é a Libertadores. Mas com as contratações que fez, o Tricolor deve ter um elenco muito forte para disputar as duas competições. O técnico Muricy Ramalho deve ter muitas opções para montar seu time.

A chegada de Washington, Wágner Diniz, Júnior César, Arouca e Eduardo Costa fez o treinador ganhar boas variações na equipe, que deve começar o Paulistão com a base campeã no ano passado. Os reforços, então, devem começar no banco de reservas.

Além dos quatro grandes, a Portuguesa é outra equipe que pode fazer um bom torneio. O rebaixamento no Brasileirão não fez jus ao bom final de temporada da equipe que, com a manutenção de jogadores importantes, como Edno e Fellype Gabriel, além do reforço de Christian, pode surpreender os grandes.

Na equipes de menos tradição, destacam-se o Barueri e o Santo André, que subiram para a elite do futebol nacional e vão manter as fortes bases para este ano. Além deles, o Guarantiguetá promete chegar forte novamente, após o quarto lugar no último ano. Outros times que merecem um olhar especial são Ponte Preta, atual vice-campeã, e o São Caetano, tradicionalmente forte.

Ganham destaque, também, os experientes e famosos jogadores atuando pelos times pequenos. Marcelinho Carioca, no Santo André, Amoroso, no Guarani, e Giovanni, no Mogi Mirim, são alguns dos atletas que podem complicar a vida dos times grandes.

Outra briga importante será pela artilharia do Paulistão. Os três maiores goleadores do Brasileirão estão no torneio: Keirrison, Kléber Pereira e Washington. Juntam-se a eles, Ronaldo Fenômeno, sempre candidato ao posto de goleador. A briga promete ser muito boa!

Façam suas apostas! Amanhã começa o melhor campeonato estadual do Brasil!

Palpites do blogueiro:

Campeão: Corinthians. E explico. Foi o time que começou a se preparar antes, fez boas contratações e manteve a base. E, além do mais, deve levar o campeonato com mais seriedade que os concorrentes.

Surpresa: Não acredito em grandes surpresas. Talvez, após muito tempo, os quatro grandes voltem a disputar a semi-final. Mas uma pedra no sapato pode ser o Guaratinguetá, que trouxe a base de 2008 de volta e se reforçou com jogadores experientes, como o atacante Rodrigão.

Artilheiro: Kléber Pereira. Sabe fazer gols como ninguém e deve ter foco voltado para o Paulistão.



Um comentário:

Bruno Diniz disse...

Eu tb acho q o Coringão vai levar essa, até pq o São Paulo vai estar com todas as atenções voltadas pra LIbertadores que, dessa vez, não pode escapar de jeito nenhum.

O Santos pode chegar mais longe do que a maioria acha. Tem um time titular bom, com Lúcio Flávio, Madson, Bolaños e Kléber Pereira. Tem o Roni ainda no banco.

O Palmeiras é o Grande que fica atrás nesse início. Com um time mto jovem e jogadores de qualidade questionável, o Luxa vai ter q fazer milagre pra acertar esse time.