terça-feira, 10 de agosto de 2010

Bem-vindo de volta, bom futebol


Bom futebol, muito obrigado por retornar à Seleção brasileira. Esse tempo em que esteve ausente nos fez ver o quão importante é sua presença em nossos gramados, ao lado de nossa camisa amarela. Obrigado por fazer o Brasil voltar a ser Brasil.

Bom futebol, eu sei que a culpa não era sua. Todos pediam sua volta, mas não é só questão de querer. É difícil que você apareça quando a prioridade é se defender e depois, se der, contra-atacar.

Bom futebol, eu fui um dos que sofri por você estar longe por tanto tempo. Mas entendia que não era por maldade. Que seria impossível você dar as caras em um time com dois volantes brucutus, em um time que tem o esforçado Elano como meia. E pior: que improvisa um lateral no meio!

É, bom futebol... você voltou em grande estilo. Veio com três atacantes, quase com pontas. Neymar, o melhor em campo, de um lado. O ótimo Robinho do outro. Um meia à moda antiga, clássico. Ganso é, e sempre foi, um craque! E, pasmem, tem até volante que sabe jogar.

O placar? Pouco importa. Legal foi ver o tal do bom futebol retornar. Aliás, ele estava afastado de nossos gramados desde 2005, quando o então quadrado mágico – em forma – atropelou a Argentina na Copa das Confederações.

Certo dia, após a vitória do Brasil sobre a Costa do Marfim na Copa, conversava com um amigo. Reclamava de Dunga, como sempre. Ele, defensor ferrenho da ‘coerência’, argumentava com números a permanência de Felipe Melo. Eu sugeri: “Então que tire o Gilberto Silva”. E ele me respondeu: “Mas o Dunga não vai tirar”.

Duas semanas depois deste diálogo, fiquei triste com a eliminação da Seleção. Mas fiquei feliz por saber que a minha forma de ver o futebol estava certa. Que o bom futebol jamais pode ser deixado de lado. Que ‘coerência’ e ‘comprometimento’ são adjetivos importantes, mas que devem ficar abaixo de quesitos como qualidade, habilidade e o dom de jogar bola.

Bom futebol, eu me rendo a você. Sou fã de alguns jogadores, me empolgo com outros. Mas reverencio, inteiramente, esta arte que me fez ser apaixonado por um esporte tão simples e mágico!

Então seja bem-vindo de volta, bom futebol. O Brasil é, sempre foi e sempre será, o seu lugar!

(...)

Ps.: Parabéns à Rede Globo por não transmitir o melhor jogo da Seleção desde 2005. A audiência da novela deve ter compensado. Não é?



Um comentário:

Diário do Zé disse...

Mais um belo texto do meu amigo João.
Os poucos minutos que vi do jogo me fizeram perceber que não adianta tentar fazer uma seleção que nasceu para jogar bonito praticar um futebol feio. Quem já teve Pelé, Garrincha, Zito, Zizinho entre outros, não pode se conformar com Felipe Melo, Elano e a trupe do futebol feio. Se você tem um cão, nunca espere que ela vá miar, pois é um cão. Por isso, não espere que a seleção brasileira jogue retrancado, pois esse rótulo não se aplica a ela.