segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Emoção na reta final

Para quem reclama de falta de emoção nos torneio de pontos corridos, o Brasileirão 2009 chega em sua reta final com extremo equilíbrio e com pelo menos seis times brigando pelo título.

Ao chegar a sua 31ª rodada, com oito pela frente, o campeonato está aberto. O líder Palmeiras perdeu e viu todos os rivais diretos vencerem. A distância entre os cinco primeiros caiu para apenas três pontos.

Com 54 pontos, o Verdão vê a pressão aumentar. O Atlético-MG sofreu, mas venceu o Vitória e está apenas um ponto atrás do paulistas. O Inter, por sua vez, venceu o clássico Gre-Nal, chegou aos 52 pontos e embalou para a reta final.

O São Paulo foi outro que ressurgiu. Em um clássico sem grande qualidade técnica, mas altamente emocionante, o Tricolor venceu o Santos por 4x3 e também tem 52 pontos. Entra na briga novamente e promete uma arrancada rumo ao quarto título seguido.

O Flamengo é outro que vem forte. Venceu o clássico contra o Botafogo e tem apresentado um futebol de favorito ao título, além de contar com o talento de Adriano e Petkovic, em grande fase. O Rubro-Negro tem 51 pontos e ainda sonha com o título.

O Cruzeiro, um pouco mais atrás, acompanha a briga nas primeiras colocações mais de perto. Após um péssimo começo, melhorou e já está apenas seis pontos atrás do líder, completamente na briga por uma vaga na Libertadores. O Goiás, que era um dos candidatos, perdeu força e não deve lutar no pelotão da frente.

Na próxima rodada, mais emoção à vista. Destaque para o confronto entre São Paulo e Inter, no Morumbi, que deve definir um favorito na reta final e tirar a força do perdedor. O líder Palmeiras defende a primeira colocação em casa contra o forte Goiás, enquanto o Galo vai enfrentar o lanterna Fluminense no Rio. Flamengo visitando o Barueri e Cruzeiro recebendo o Santo André fecham a rodada dos líderes.

Parece que o argumento de que pontos corridos não tem emoção já foi por água abaixo. E o campeonato de 2009 coloca um fim neste tabu, deixando claro que a fórmula chegou para ficar e caiu nas graças do futebol brasileiro!

Nenhum comentário: