quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Fim do primeiro turno: Hora do balanço do Brasileirão

por João de Andrade Neto

Restando apenas alguns jogos atrasados em virtude do Pan-Americano do Rio para conclusão do primeiro turno do Brasileirão, a tabela de classificação já pode ser analisada com maior precisão.

A derrota do Botafogo para o Corinthians ajudou o líder São Paulo a consolidar-se na primeira posição, 7 pontos a frente do alvinegro carioca. Depois de um começo irregular, tentando esquecer a precoce eliminação na Libertadores, o Tricolor paulista acertou o time e fez dos jogos fora de casa sua principal arma na corrida pelo título. Fechou o turno com 40 pontos e como principal candidato a levantar a taça.

O Botafogo vinha embalado e na liderança isolada até a polêmica punição por doping do craque do time, o atacante Dodô. Mesmo sem o jogador, o Fogão manteve a boa campanha até as últimas rodadas do primeiro turno, quando sofreu derrotas importantes e distanciou-se na briga. De quebra, conta com uma instabilidade psicológica, que já atrapalhou o time na Copa do Brasil e no Carioca.

O Vasco, que era tido como candidato ao rebaixamento antes do início do Brasileiro, surpreende e faz ótima campanha. Comandado por Celso Roth, a equipe não conta com os gols de Romário, de fora de quase todas as partidas até agora, mas tem em Leandro Amaral o caminho das redes adversárias. Deve lutar por uma vaga na Libertadores.

Cruzeiro e Palmeiras têm caminhos diferentes, mas a pontuação próxima. O Cruzeiro começou mal, mas tem com um bom elenco e se acertou durante o campeonato, devendo encostar no São Paulo para brigar pelo título. Já o Palmeiras, que não consegue confirmar o favoritismo quando joga em casa, conta com a ótima campanha como visitante para buscar uma vaga na Libertadores.

Grêmio e Santos começaram o campeonato com a cabeça na Libertadores e perderam pontos importantes no início, mas no final do turno já aparecem inteiros na briga por uma vaga no torneio continental. Com equipes sólidas e bem postadas, além de comandados por bons treinadores, ambos devem manter boa campanha e abocanhar um lugar na Libertadores de 2008.

O Inter, que vem decepcionando a torcida neste ano, após ter em 2006 o ano mais glorioso de sua história, com a conquista da Libertadores e do Mundial, conta com o retorno do técnico Abel Braga para entrar na briga novamente. A saída de Alexandre Pato deve complicar a vida do time gaúcho, mas as contratações de Magrão e Guiñazu podem fazer com que o Inter ainda esteja entre os candidatos às primeiras posições.

Goiás, Sport e Paraná iniciaram o campeonato buscando posições intermediárias e assim devem seguir. O Sport conta com o bom rendimento na Ilha do Retiro e deve buscar uma vaga na Copa Sul-Americana. O Goiás, com um time mais forte, mas sentindo a ausência do artilheiro Wellinton, que foi para a Rússia, deve ficar entre os primeiros. Já o Paraná, que esteve entre os líderes da competição e caiu bastante após a saída do técnico Pintado, deve tomar cuidado com a zona de rebaixamento.

O Fluminense é um caso a parte no Brasileirão. Campeão da Copa do Brasil e com vaga assegurada para a Libertadores, o Flu usa o Brasileiro como laboratório, onde testa os jogadores que serão úteis para o próximo ano. E o resultado vem sendo positivo, já que bons valores estão surgindo, como a dupla de Thiagos (Silva, o zagueiro e Neves, o meia).

Figueirense e Atlético-PR começaram bem, mas caíram na tabela. Hoje, estão mais próximos do rebaixamento que das primeiras posições. O Atlético-MG, comandado agora pelo polêmico Emerson Leão, ainda não decidiu se lutará por uma vaga na Libertadores ou se brigará para não cair novamente. O Náutico começou mal, mas parece encontrar um bom futebol, principalmente em casa, capaz de evitar o descenso.

Corinthians e Flamengo, os times de maior torcida do país, passam por uma fase ruim. O Flamengo, com jogos a menos, terá que vencer seus compromissos atrasados para sair da zona de rebaixamento. As contratações de Roger, Íbson, Fábio Luciano e Maxi Biancuchi devem ajudar o rubro-negro carioca.

Já o Corinthians, que tem uma enorme crise interna, começa a se acertar em campo e, mesmo longe de mostrar um futebol vistoso, começa a escapar do rebaixamento. Vitórias sobre Grêmio e Botafogo deram fôlego ao Timão, que subiu na tabela.

Juventude e, principalmente, o América-RN, parecem à caminho da segunda divisão. Com times fracos e perdendo jogos fora e dentro de casa, as duas equipes devem figurar entre os rebaixados do Brasileirão.


Previsão do blogueiro:

- Campeão: São Paulo (com Cruzeiro e Santos podendo brigar).

- Libertadores: Cruzeiro, Santos e Palmeiras (com Grêmio, Inter, Botafogo e Vasco na cola).

- Pré-Libertadores: Entre Grêmio e Inter (com Goiás podendo surgir na briga).

- Rebaixados: Paraná, Náutico, Juventude e América-RN (com Flamengo, Corinthians, e Figueirense ameaçados também).


Possíveis surpresas: o Santos deve encostar nos líderes e garantir uma vaga Libertadores. O Sport não deve ter problemas e pode ser o único recém-promovido a permanecer na elite.

Possíveis decepções: o Botafogo, com um bom time, mas um elenco abaixo dos demais, deve perder fôlego durante o segundo turno e ficar de fora inclusive da Libertadores. O Paraná, após bom começo, deve brigar na parte de baixo da tabela, já que não consegue voltar a ter bons resultados.


E você, o que acha que vem por aí no segundo turno? Dê seus pitacos também!

3 comentários:

Anônimo disse...

Tá loko o Botafogo fora da Libertadores? É o melhor time, que tá jogando o melhor futebol! Qnt ao resto, to de acordo, acho que o Palmeiras é que pode complicar na vaga da Libertadores. Tem é que ganhar em casa tmb!
Abz

Anônimo disse...

Meu Mengão vai sair dessa rapidinho. É só ganhar os jogos que faltam e não tem mais risco. E vai começar hj no Fla x Flu!

Obede Jr. disse...

primeiro turno é sempre aquela coisa, ainda mais em brasileiros, não serve pra nada, só pra alguns bons times verem que fizeram merda e por isso perderam o título.
No entanto, há fatos que não se pode negar, o América-RN já está rebaixado e o SP já está na Libertadores. Salvo algum milagre ou desastre.
Eu até boto mais fé no Botafogo, e se o Palmeiras começar a ganhar em casa, garante com tranquilidade a Libertadores!
Espero que seja um bom campeonato!
Abraaz!