terça-feira, 28 de agosto de 2007

Fecha janela, fecha!

Nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, encerra-se o período de transferência do futebol europeu. Por isso, os clubes brasileiros terão mais alguns dias para suportar o assédio europeu por seus melhores jogadores.

Muitos atletas já deixaram o país durante a famosa "janela de transferência" deste ano. Alguns outros ainda podem sair. Como é o caso do Santos, que perdeu os meias Zé Roberto e Cléber Santana e ainda corre risco de ficar sem o lateral Kléber (foto), desejado pelo Monaco (FRA) e o volante Maldonado, que interessa ao futebol italiano.

O Palmeiras, por sua vez, teme o interesse europeu pelo meia Valdívia, destaque da equipe alviverde. O jogador é desejado por muitos clubes, em especial pelo Valencia (ESP). O goleiro Diego Cavalieri é alvo de especulações de clubes italianos.

O líder São Paulo já perdeu importantes jogadores, como Ilsinho, Josué e Lenílson. Além deles, os zagueiros Alex Silva, para o Racing Santander (ESP), e Edcarlos, para o Benfica (POR), podem deixar o Tricolor do Morumbi. Até o Corinthians, muito mal no campeonato, sofre com o assédio estrangeiro. O craque Willian já saiu e o volante Rosinei pode ser o próximo, assim como o recém-chegado zagueiro Zelão.

O Internacional perdeu a jovem promessa Alexandre Pato para o Milan e viu o rival Grêmio sofrer um verdadeiro desmanche na equipe, vice-campeã da Libertadores. Saíram os jovens Lucas e Carlos Eduardo, além do lateral Lúcio.

Os times cariocas também torcem pelo fim da janela de negociações. O Botafogo perdeu o atacante André Lima. O Flamengo viu o melhor jogador de sua equipe, o meia Renato, ir para a Arábia. E ainda pode ficar sem o meia Renato Augusto, desejado por times italianos. O Fluminense perdeu Carlos Alberto, além do interesse no zagueiro Thiago Silva. O Vasco, por sua vez, negociou Abedi e André Dias.

A boa campanha do Cruzeiro também chamou atenção da Europa. Após a saída do atacante Araújo, o meia Wágner e os atacantes Guilherme e Alecsandro são desejados por times europeus. O Atletico-MG perdeu a base defensiva após a saída do goleiro Diego e do zagueiro Lima.

E os clubes de médio porte não ficaram de fora e também sofreram baixas neste período. O Goiás perdeu o atacante Welliton e ainda vê interesse em Vitor e Fabrício Carvalho. O Sport perdeu Fumagalli e Weldon, o Figueirense ficou sem o atacante Vitor Simões e o Paraná pode perder o artilheiro do Campeonato Brasileiro, já que Josiel pode transferir-se para o futebol russo.

Diante deste quadro irreversível, só resta aos clubes brasileiros torcer para o tempo passar rápido ou para as propostas serem altas, para que as negociações sejam bem-sucedidas. Aos torcedores, resta assistir a debandada dos craques e torcer, com um pouco de esperança, para que apareçam novos jogadores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eh a realidade do futebol brasileiro. Temos que ficar torcendo pra nenhum time da Europa se interessar por nossos jogadores.
Falou!